Compartilhe "A arte como processo terapêutico na infância" com seus amigos:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A arte como processo terapêutico na infância

A arte como educação na vida do indivíduo busca proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano.

 

Desenvolvimento integral, segundo a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular), consiste em formar integralmente um sujeito e possibilitar o desenvolvimento da multidimensionalidade que envolve os seres humanos. Para isso todas as dimensões do indivíduo devem ser trabalhadas, levando ao desenvolvimento pleno; tais dimensões são a intelectualidade, a física, a afetiva, a social, a ética moral, a simbólica.

 

Na educação, usando do bom senso, podemos perceber questões a serem abordadas como um todo: a formação dos professores, os pais que não sabem como educar os filhos, as dificuldades de aprendizagem, o desinteresse da criança pela escola, o uso da tecnologia, os diagnósticos de transtornos de atenção que aumentam em nossa época, o grande número de crianças com problemas de aprendizagem. A nós, adultos, cabe buscar a consciência das causas e nos preparar para atendê-las.

 

Neste contexto, a arte pode ser um caminho para trabalhar a multidimensionalidade e agregar possibilidades de permear as dimensões que envolvem os seres humanos.

Segundo a Antroposofia, uma ciência espiritual, no ser humano a compreensão das coisas e dos eventos não são separados, isolados, mas sempre relacionados entre si, nos vários aspectos da vivência humana: social, espiritual, educacional, médico, terapêutico, artístico, em todas as manifestações da vida humana.

 

Nessa visão do ser humano, em que tudo está relacionado entre si e tem um elo de ligação em todas as dimensões, a arte pode promover o desenvolvimento integral e pleno do ser humano, com suas ferramentas como a aquarela, a modelagem com argila, o desenho, a música, os sons, o movimento, as cores: fontes de novos impulsos para a vida do indivíduo.

 

Como permear por estas dimensões da vida do ser humano através da arte?

O ser humano é constituído por um corpo físico, por uma vida que anima este corpo e uma consciência que busca a evolução em todas as fases da vida. O crescimento deste ser durante as fases da vida se desenvolve em todas as dimensões de forma integral, relacionando-se com o meio em que vive.

 

A arte oferece ferramentas que vão além da qualidade artística, da busca de resultados estéticos adequados. Com suas diversas linguagens pode ajudar o indivíduo a manifestar suas individualidades na vida, sejam elas sociais, espirituais, educacionais, terapêuticas, artísticas, afetivas, intelectuais, simbólicas, éticas. Trabalhamos com a  arte, através das linguagens da aquarela, com sua leveza aguada, a argila, com sua densidade modeladora, os desenhos, com sua forma em movimento, a música, com a dança dos sons.  São todas atividades que proporcionam o desenvolvimento integral do indivíduo, pois ao pintar, modelar, desenhar e musicalizar trabalhamos nossos aspectos multidimensionais.

 

Assim, na infância, nesta fase de crescimento intenso, onde o alicerce para a vida adulta está em formação, é extremamente saudável que a criança possa viver todos estes aspectos multidimensionais, formando uma base para o crescimento e desenvolvimento pleno até a morte.

 

Vimos que, quando não há o desenvolvimento integral nesta fase da vida, a criança apresenta dificuldades de ordem física e/ou emocional e/ou de aprendizagem, porque não conseguiu completar plenamente seu desenvolvimento, ficando lacunas que somente atividades terapêuticas poderão completar. A aquisição de conhecimentos e habilidades multidimensionais são objetos da educação familiar e escolar; preencher os vazios que ficaram é objeto da terapia.

 

A criança ao brincar, se movimenta, sente, pensa e faz.  Ela reproduz situações cotidianas, vive desafios, imagina, exercita os membros e órgãos do corpo, expressa seus sentimentos. Ao brincar a criança se relaciona consigo mesma e com o meio em que está inserida, e sendo este meio rodeado por adultos que buscam o próprio desenvolvimento de forma integrada, a criança sentirá segurança, afeto e confiança para manifestar todos os seus aspectos físicos e emocionais. Assim, mães, pais, familiares, educadores e terapeutas podem observar e cuidar de tais aspectos manifestados nas brincadeiras. O cuidado através das ferramentas da arte proporciona novos impulsos de vida, novas habilidades físicas e emocionais, abrindo espaços de tempo e ritmo na vida das crianças, o que favorece o desenvolvimento pleno do indivíduo, sem deixar vazios. 

 

Pinte, desenhe, recorte e cole, construa uma pipa, expresse seu sentimento, imagine, dance, escute os sons da natureza, corra, pule e invente novos impulsos para uma vida integral e plena, em todas as idades!

 

Referências:

 

Dias, Lucinda. Problemas de Aprendizagem : procedimentos pedagógicos terapêuticos nas dificuldades de encarnação.  Editora Antroposófica, 1995.

 

Ministério da Educação. Base Nacional Curricular – BNCC, 1996.

Compartilhe com seus amigos via:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fabiana Gelain de Vargas
Fabiana Gelain de Vargas

Formação em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul/RS.

Outros artigos da autora

Artigos populares

Conheça nossos projetos

Comece o ano com saúde

Precisa de ajuda