Diferentes formas de manifestação da inteligência foram trazidas para a discussão pelo cientista norte-americano Howard Gardner. Formado no campo da psicologia e da neurologia, desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas que causou forte impacto na área educacional no início da década de 1980. Seguindo critérios para a definição dos fatores constituintes da inteligência ou habilidades humanas, Gardner foi levado a conceituar como inteligência o potencial para resolver problemas e para criar aquilo que é valorizado em determinado contexto social e histórico.
A pesquisa de Gardner identificou e descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos e, posteriormente foram acrescentadas à lista original as inteligências de tipo “naturalista” e “existencial”, completando nove tipos de inteligência. São elas:
1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
2. Lingüística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos.
3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
6. Intrapessoal se refere às habilidades de autoconhecimento. Capacidade de conhecer suas próprias emoções, motivações, intenções, estado de ânimo e capacidades.
7. Musical é a aptidão para apreciar, compor e tocar padrões musicais. Reconhecer e distinguir diferentes instrumentos musicais, tons e notas.
8. Naturalista: é a habilidade de perceber o meio ambiente, classificar, distinguir e manipular os diferentes elementos que o compõem.
9. Existencial: curiosidade por questões fundamentais da vida humana, relativas à existência e ao sentido da vida, gosto por questionar o funcionamento do mundo.
Apesar dos estudos que vem apontando para as diferentes formas de inteligência, ainda hoje vivemos uma determinação cultural que reconhece apenas as habilidades relacionadas a logico-matemática e verbo-linguística. Assim, as crianças que não desenvolvem tais inteligências apresentam baixo desempenho escolar, e acabam sendo estigmatizadas como “pouco inteligentes”. Uma grande parte das escolas ainda apresenta pouca ou nenhuma alternativas para o desenvolvimento das demais habilidades inerentes a cada ser humano.
Além da fundamental contribuição que a teoria das inteligências trouxe para a educação, esta concepção ampla do ser humano pode embasar novas abordagens também no cuidado com a saúde. Especialmente no campo da psicologia lidamos com pessoas que apresentam baixa autoestima, sentimento de fracasso, insegurança e desmotivação, sentimentos que podem ter suas raízes em processos sociais e educacionais que classificam e rotulam as pessoas como “insuficientes” em algum dos tipos de inteligência.
Acompanhando pessoas com diagnósticos de TDAH, TEA, transtornos de aprendizagem, déficit cognitivo, transtornos de linguagem e transtornos de ansiedade, entre outros, percebemos que a psicologia por si só não oferece ferramentas suficientes para que seja possível desenvolver um trabalho satisfatório de psicoterapia.
Ao buscar formas de acessar a essência única de cada indivíduo no trabalho de psicoterapia, desenvolvemos na Clínica Bem Cuidar um acompanhamento multiprofissional integrado: um olhar individualizado sobre cada pessoa que nos procura, realizado por uma equipe de profissionais de diversas áreas do conhecimento humano em saúde, de forma integrada.
Este acompanhamento é conduzido por um psicólogo, médico ou terapeuta que direciona o cliente para os profissionais de saúde mais indicados de acordo com suas necessidades de cuidado. Nossa equipe multiprofissional conta com profissionais da psicologia, medicina antroposófica, medicina de família, acupuntura médica, homeopatia médica, terapia ayurvédica e profissionais especializados em terapias fundamentadas na Antroposofia (terapia artística, terapias externas, deslizamento rítmico, aconselhamento biográfico, quirofonética, cantoterapia). Todos os atendimentos são individualizados e, portanto adequados para cada faixa etária.
Com essa ampliação do acompanhamento psicológico na Clínica Bem Cuidar percebemos, na prática, como o cuidado integral do ser humano se dá a partir do momento que podemos cuidar dos vários aspectos de suas inteligências. Assim, com um trabalho integrado, através da experiência individual de suas habilidades e potencialidades, o indivíduo tem a possibilidade de desenvolver o autoconhecimento e a autonomia para conduzir da melhor maneira as suas próprias vidas.
Referências:
As Inteligências Múltiplas e seus Estímulos, Celso Antunes, 144 págs., Ed. Papirus
Inteligência – Um Conceito Reformulado, Howard Gardner, 348 págs., Ed. Objetiva
Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
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