Compartilhe "Vivendo o inverno com saúde" com seus amigos:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vivendo o inverno com saúde

O funcionamento do nosso organismo está conectado com os ciclos da natureza e é influenciado por eles. Conforme mudam as estações do ano, também acontecem mudanças internas que, se não forem respeitadas, geram adoecimento. De acordo com o Ayurveda, observar as características de cada estação e o comportamento do organismo frente a elas, é fundamental para fazermos boas escolhas.


Nesse momento, estamos vivendo o final do outono e logo chegaremos no início do inverno. Embora o inverno seja considerado uma estação fria e úmida, aqui na região de Diamantina, por exemplo, a secura impera até o final de agosto. Isso significa que, durante os meses de maio a agosto, viveremos um clima que é frio e seco ao mesmo tempo. Mas o que isso significa?


Se pensarmos na perspectiva do ayurveda, frio e secura são características do dosha Vata, que tende a agravar nesse período. As pessoas de constituição Vata, são mais magras e friorentas e, quando estão em desequilíbrio, tendem a ressecamentos de pele, constipação intestinal, insônia e ansiedade. Sabendo disso, nesse período do ano, podemos adotar alguns cuidados que vão ajudar para evitar o desequilíbrio.


Para equilibrar vata, é importante trazer calor, oleosidade, nutrição, estabilidade, rotina e aterramento para o dia a dia.


Em relação à alimentacão, prefira os alimentos cozidos. Os sabores que devem ser priorizados são doce (frutas, cereais, leite), salgado e ácido (queijos, frutas cítricas). Mingaus e frutas mais pesadas são indicados nesse período, assim como o uso de especiarias que esquentem, como canela, gengibre, cominho, erva-doce. Devem ser evitados os alimentos secos em geral, cafeína e alimentos crus e gelados. As sementes são gorduras boas e podem ser utilizadas no intervalo entre as refeiões. Considerando a instabilidade, que se manifesta inclusive no padrão digestório de Vata, utilize ervas e condimentos que ajudam no processo de digestão. Uma boa possibilidade de combinação de temperos são as massalas, que podem ser utilizadas tanto no preparo dos alimentos quanto no prato já servido. Uma massala para esse período pode incluir erva-doce, gengibre, açafão, pimenta do reino, coentro e cominho.


O aumento do consumo de água é fundamental, lembrando que nunca podemos deixar para beber água apenas quando estivermos com sede, pois a sede é um sinal de que o organismo já entrou em um estado de desidratação. Então, beba água frequentemente e utilize de líquidos mornos ao longo do dia, como os chás com especiarias que aquecem, como a canela, gengibre, erva doce.


Uma prática importante para pacificar Vata é a massagem com uso de óleos. Receber massagem, nos conecta com uma sensação de afeto, equilibra o funcionamento do corpo e trabalha as emoções. Outras práticas que trazem inúmeros benefícios nesse período, são a auto massagem e o escalda pés, que aquece o corpo, acalma a mente e induz a um sono de qualidade.


Vata requer rotina, então, procure estabilidade nos horários para se alimentar, realizar práticas corporais e para dormir. 


O inverno nos convida à introspecção, é um período em que nos voltamos para dentro e alimentamos o nosso solo para que ele possa desabrochar na primavera. Então, que possamos cuidar da nossa saúde e das nossas emoções nesse período, e viver um inverno nutritivo, de autocuidado e de autoconhecimento!


Compartilhe com seus amigos via:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Karina Pertile.
Karina Pertile.

Enfermeira, mestre em Educação em Saúde pela UFVJM. Apoiadora institucional do Ministério da Educação no Programa Mais Médicos para o Brasil.

Outros artigos da autora

Artigos populares

Conheça nossos projetos

Comece o ano com saúde

Precisa de ajuda