As práticas de Mindfulness nos levam a um estudo individual das emoções, dos pensamentos e das sensações que estão presentes no nosso corpo. Mindfulness, é traduzido como Atenção Plena, é um estar atento ao que me acontece no momento presente, cuidando das emoções, sensações e pensamentos que possam aparecer, sem julgamento sobre eles.
No primeiro momento, pode parecer simples, mas quando fechamos nossos sentidos para o que acontece fora de nós e voltamos a atenção para o movimento interno, é surpreendente tudo o que ocorre simultaneamente dentro de nós. Memórias, pensamentos repetitivos, arrependimentos, raiva, vergonha, ansiedade, desconfortos e dores corporais emergem. Todo esse movimento ocorre constantemente enquanto estamos envolvidos em alguma atividade física ou mental. Ou seja, além de tudo o que acontece dentro de nós, que não cessa, há também o que ocorre simultaneamente fora de nós, que igualmente não para. É bastante coisa, não é?
A atenção é a nossa capacidade de selecionar o que nos interessa de todas as experiências que estamos vivenciando agora. Existem algumas coisas que chamam mais a nossa atenção do que outras, às vezes por questão de gosto, áreas de interesse ou por serem intensas, como no caso de dores. Você já percebeu como muda a sua capacidade de memória, de raciocínio quando há dor? E como toda a sua atenção se volta para aquele incômodo que a dor gera?
Talvez nesse exato momento sua atenção já não esteja mais nesse texto. E por onde anda sua atenção agora?
O convite do Mindfulness é trazer a sua consciência para as suas escolhas atencionais momento a momento, será que o que você está escolhendo prestar atenção agora é a melhor escolha? Às vezes você deveria estar estudando algo específico e de repente está aqui lendo este texto, ou talvez uma emoção ou um acontecimento está tão intenso dentro de você que não consegue realizar as atividades da sua casa ou do seu trabalho.
Você consegue acolher o que está vivenciando internamente, sem julgamento, agora?
Vamos fazer uma pausa agora, acompanhe o ritmo de sua respiração. Será que há emoções presentes? Será que há pensamentos? Memórias? Está confortável dentro de você nesse instante? Sinta por alguns instantes, sem julgar o que vem.
Agora, com essa consciência de si, saiba que por diversas vezes você poderá começar a dar atenção ao que é necessário, mas poderá se perder com uma conversa, os feeds de suas redes sociais, uma propaganda, um vídeo ou um texto. Em breve, vai lembrar que estava fazendo outra coisa e voltará sua atenção para a atividade que precisa realizar. Isso acontece a todo instante, tanto dentro quanto fora de nós.
O que precisamos é, de tempos em tempos, nos perguntarmos: Por onde anda a minha atenção? E chamá-la de volta para onde desejamos que ela esteja, sem nos culparmos ou nos julgarmos por ela ter se distanciado por tanto tempo.
Saiba que existe toda uma neurociência por trás desta pergunta e dessa prática. A regularidade do exercício de Mindfulness pode mudar o jeito como seu cérebro funciona. Além disso, pode auxiliar na redução dos pensamentos repetitivos, na melhora da capacidade atencional e na regulação das emoções. Isso acontece porque o cérebro se adapta à prática, ficando mais eficiente nessas áreas.
Para bem cuidar da sua saúde mental: Por onde anda sua atenção agora?!
© 2023. Centro de Medicinas e Clinica de Saude e Educacao Bem Cuidar – 24.954.531/0001-81. Todos os direitos reservados.