Carregando..

Nossas Profissionais

Dra. Camila

Camila Zamban de Miranda

Médica, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Especialista em Homeopatia pelo Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina.
Formação em Medicina ampliada pela Antroposofia, pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.
Mestrado em Saúde da Família pela Unimontes/Fiocruz.
Pós Graduação em Dermatologia pelo Ipemed.
Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Dra. Frantchesca

Frantchesca Fripp dos Santos

Médica, formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Especialista em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).
Aperfeiçoamento em Acupuntura Neurofuncional pelo Grupo de Estudos em Acupuntura Neurofuncional (GEANF)
Mestrado em Saúde da Família pela Unimontes/Fiocruz.

Fabiana Gelain

Fabiana Gelain de Vargas

Educadora Artística, formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS.

Educadora Terapêutica Antroposófica em formação pela Associação de Educação Terapêutica LOGOS, Recife - PE. Idealizadora e gestora do Ateliê Bem Cuidar - Educação Criativa. Gestora da área de educação, arte e cultura da Clínica Bem Cuidar. Responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços educativos.

Sara Sousa

Sara Sousa de Carvalho

Massoterapeuta Ayurvédica, formada pelo Califórnia College os Ayurveda, Colômbia.

Formação em Yoga Massagem Ayurvédica pela Escola Tradicional Ayurvedic Yoga Massage, São Paulo.
Formação em Deslizamento Rítmico, Centro de Práticas Integrativas e Complementares, Juiz de Fora – MG.
Terapeuta Floral - Sistema de Florais da Amazônia.
Curso de Educadora em Práticas Musicais e Pedagógicas para o Desenvolvimento Humano, com fundamentação antroposófica, Escola Waldorf Anabá, Florianópolis – SC.
Cantoterapeuta em formação, Pós-Graduanda da Faculdade Rudolf Steiner, São Paulo, fundamentada pela Escola Desvendar da Voz, ampliada pela Antroposofia.
Facilitadora de Biodança Clínica em formação pela EBRT-MG Escola de Biodança Rolando Toro - MG

Karina Cenci

Karina Cenci Pertile

Enfermeira, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Residência em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Terapeuta Ayurvédica formada pela Associação Brasileira de Ayurveda, em parceria com o Arya Vaidya Pharmacy Training Academy – Coimbatore/Índia.
Professora de Yoga
Pedagoga Waldorf em formação pelo Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte, Instituto Ouro Verde - Nova Lima/MG

Laila Gonçalves

Laila Gonçalves da Cruz

Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Especialista em Clínica Sistêmica e Psicanalítica de Família, Casais e Grupos, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte.
Professora de Yoga, formada pelo Vidya Tantra na Associação de Ciência Intuitiva – Ananda Marga, Belo Horizonte.
Massoterapeuta ayurvédica, formada pela Associação de Ciência Intuitiva – Ananda Marga, Belo Horizonte.
Instrutora de Mindfulness em treinamento: Mindfulness para Promoção de Saúde, no modelo Neurocognitivo e BMT pelo Mindfulness Centre of Excellence

Andrea Rosenbaum

Andréa Rosenbaum Benedetti

Bióloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB).


Especialista em Nutrição Personalizada e outras terapias alimentares pela FUNIBER - Fundação Universitária Ibero Americana.
Desde 2006 estuda, pratica e compartilha sua culinária criativa e intuitiva.
Idealizadora e culinarista do Ateliê Bem Cuidar - Alimentação Próspera.
Especialista em Culinária Vegana/Crudívora e Alimentação Consciente.

Priscila Sahate

Priscila Sahate

Administradora, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Graduada em Administração pela UFRJ.
Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos) - Faculdade Monteiro Lobato.
Formação em Aconselhamento Biográfico pela Escola Livre Antroposofia Formação e Estudos Biográficoa, Juiz de Fora, MG.

Ateliê Bem Cuidar - Alimentação Próspera

Ateliê Bem Cuidar - Alimentação Próspera trabalha com alimentação saudável, oferecendo pratos doces e salgados para refeições ou lanches. Nossos produtos são essencialmente de origem vegetal, exceto o ghee, e fazemos uso restrito de soja (usamos apenas shoyu, tofu e missô).

Oferecemos buffet para festas, oficinas individuais ou em grupos, consultoria na elaboração de cardápio/receitas (seguindo as orientações do nutricionista/nutrólogo) para quem necessita/deseja mudar hábitos alimentares.
Aceitamos encomendas de pequenas e grandes quantidades.

Ateliê Bem Cuidar - Cosméticos Naturais

Através do Ateliê Bem Cuidar - Cosméticos Naturais, produzimos produtos de higiene e beleza com produtos 100% naturais, sem aditivos e conservantes químicos.

A pele é o maior órgão de absorção do corpo humano, e através dela podemos levar nutrição para os nossos tecidos. Isso é possível com a utilização de produtos naturais, como os óleos vegetais, ricos em nutrientes, e os óleos essenciais, que agregam as propriedades terapêuticas das plantas.

Nossos produtos são feitos artesanalmente e utilizamos apenas produtos 100% naturais:

- Sabonetes - método cold process
- Sabonetes – método hot process
- Hidratantes Corporais
- Óleos Corporais
- Hidratantes Labiais
- Aromatizadores de Ambiente
- Sais de Banho

Ateliê Bem Cuidar - Educação Criativa

Um espaço para desenvolver a criatividade, a imaginação e o fazer artístico. Lugar de experimentar materiais diversificados, entrar em contato com a natureza, vivenciar o mundo através dos sentidos, dos movimentos corporais e da curiosidade com o que está a sua volta.

Incentivamos o brincar livre permitindo que a criança se desenvolva a partir da observação e do sentir, com respeito ao tempo de cada um. Através de atividades artísticas e culturais que estimulam a criatividade e a auto expressão as crianças descobrem e experimentam suas habilidades em desenho, pintura e modelagem.

As atividades orientadas desenvolvem a linguagem visual, ampliam sua leitura sobre o mundo, contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo, como também, para uma experiência corporal e sensível.

Bem Criar

A Clínica Bem Cuidar desde 2018 desenvolve o Projeto Bem Criar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral, saúde e bem estar de crianças e adolescentes de comunidades quilombolas do Alto Vale do Jequitinhonha.. Oferecemos atividades estruturadas em quatro eixos, que abrangem diferentes aspectos do desenvolvimento humano.

No eixo Capacitação Profissional os jovens vivenciam valores de cooperação, responsabilidade, afetividade e comunicação por meio do trabalho, do uso coletivo dos materiais e da valorização de seu aprendizado.

O eixo Desenvolvimento Interpessoal traz a possibilidade de autoconhecimento, criatividade e expressão por meio de atividades educacionais, artísticas e culturais, através de trabalhos manuais, pintura, teatro, práticas corporais, canto e musicalização.

No eixo Saúde & Bem Estar oferecemos aos jovens e seus familiares atendimentos médicos e terapêuticos, fundamentados na Medicina Integrativa.

As atividades do eixo Comunidade & Ambiente contribuem para a geração de trabalho e renda nas comunidades, valorizando a cultura local e favorecendo a conservação do Cerrado e o uso sustentável dos recursos.

Conheça mais: www.projetobemcriar.org

Viva PICS

O Projeto Viva PICS desde 2019 oferece Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com o objetivo de abordar o cuidado do indivíduo em sua totalidade, considerando os vários aspectos envolvidos na manutenção ou no restabelecimento do estado de saúde.

Iniciou em 2019, fruto da parceria entre a Clínica Bem Cuidar e a Prefeitura Municipal de Serro -- MG, quando foram ofertadas as práticas de Terapia Comunitária, Tai Chi Chuan, Yoga, Mindfulness e Biodança em três centros comunitários na área urbana do município.

No ano de 2020, durante a pandemia, as práticas foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Serro, atendendo a profissionais da saúde que estavam à frente dos cuidados da população no enfrentamento do coronavírus. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas, sendo que 96,7% dos profissionais que participaram gostariam de continuar as práticas em seu ambiente de trabalho.

SEMEAR

O Projeto Semear: Ambulatório de Saúde Integrativa nasceu de uma parceria entre a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC) e a Clínica Bem Cuidar, sendo realizado com o apoio da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Esse projeto tem caráter educativo e social e acontece com a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a população interessada. No ano de 2021 o Projeto Semear realizou 3 ciclos de 3 práticas (Tai Chi Chuan, Mindfulness e Cantoterapia ) compostos por 10 encontros semanais de uma hora, totalizando 90 horas de práticas ofertadas.

O projeto, que tem por objetivo levar as PICS ao conhecimento do público, alcançou 80 participantes em todo o país, pois em virtude da pandemia da Covid-19 os encontros aconteceram de forma remota.

Ao longo dos ciclos 13 estudantes de medicina da UFVJM tiveram a oportunidade de conhecer as práticas integrativas ofertadas, além de participar de grupos de em estudo em Medicina Integrativa, Medicina Antroposófica, Medicina Chinesa e Ayurveda, orientados por profissionais de saúde da Clínica Bem Cuidar.