Terapia Ayurvédica

Ayurveda é um sistema de saúde milenar, originário da Índia, cujo termo significa: Ayus = vida e Veda = conhecimento, assim a tradução para este termo é encontrada na literatura como ciência da vida, ciência da longevidade ou ainda, conhecimento da vida.

 

A definição ayurvédica de saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano; além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também harmonia mental, emocional e espiritual. O equilíbrio e a harmonia desses elementos são os verdadeiros responsáveis pela resistência imunológica natural do corpo.

 

A saúde, ou a falta dela, é vista como o resultado das nossas ações diárias. É o espelho de nossos sentimentos, pensamentos e relacionamentos do cotidiano.

 

De acordo com o Ayurveda, existem cinco elementos na natureza: éter, ar, fogo, água e terra. Combinados, eles formam os três doshas (Vata, Pitta e Kapha), que constituem a natureza química de todo ser vivo.

 

O atendimento do terapeuta ayurvédico consiste em uma avaliação, focando na identificação do Dosha, avaliação das desarmonias existentes, da presença de toxinas que impedem uma boa saúde e da vitalidade em que se encontra o organismo. A partir dessa avaliação, o terapeuta prepara um programa individualizado de cuidado.

Disponível na Unidade Diamantina e Serro.

Outras terapias

Precisa de ajuda