Compartilhe "Agricultura Biodinâmica: Princípios e Práticas" com seus amigos:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Agricultura Biodinâmica: Princípios e Práticas

A raiz da Agricultura biodinâmica se encontra no trabalho do filósofo e cientista Rudolf Steiner, cujas palestras para agricultores em 1924 abriram um caminho para integrar conhecimento científico com a reconexão do espírito na natureza.  A Agricultura Biodinâmica tem se desenvolvido e evoluído desde então através da colaboração de muitos agricultores e pesquisadores. Os princípios e práticas da biodinâmica podem ser aplicados e qualquer local onde se cultiva alimentos, com cuidadosa adaptação à escala, paisagem, clima e cultura. 

 

1 – Cada individualidade agrícola é compreendida como um organismo vivo, completo e integrado. E como organismo é composto de muitos elementos interdependentes: solos, águas, florestas, plantações, animais silvestres e domésticos, as pessoas que ali vivem e trabalham, as pessoas que se beneficiam de seus produtos e serviços. A individualidade agrícola é composta não apenas de um corpo físico, mas também de um espírito, que é sua essência, formada pelo conjunto e interação dos elementos que o formam. Agricultores biodinâmicos trabalham para nutrir e harmonizar esses elementos, realizando um manejo holístico e dinâmico para promover a saúde e a vitalidade do todo. 

 

2 – A Biodinâmica cultiva a biodiversidade, inspirada na biodiversidade dos ecossistemas naturais e nas características de cada paisagem. Dos pequenos líquens e fungos até as plantas que produzem sementes, flores e frutos, o organismo biodinâmico se fortalece à medida que uma multiplicidade de seres compõe sua rede de interações, gerando mais vida. Microrganismos do solo, insetos polinizadores, aves e mamíferos silvestres, abelhas, minhocas, galinhas. A biodiversidade de plantas e animais aumenta conforme o organismo amadurece. 

 

3 – A Biodinâmica mantém unidos plantas e animais que trabalham juntos para cumprir papéis complementares na teia da vida. Unidades agrícolas que apenas criam gados ou apenas cultivam plantações acabam por criar sistemas desequilibrados onde não há ciclagem dos nutrientes. Agricultoras e agricultores biodinâmicos observam a vida do organismo e buscam compreender a grande rede relações e interdependência que liga todos os seres. A ação humana neste sistema busca fortalecer e equilibrar essas as relações.

 

4 – A Biodinâmica gera fertilidade no próprio organismo biodinâmico. Sítios e fazendas biodinâmicas aspiram gerar sua própria fertilidade por meio da compostagem, integração de animais, cultivo de cobertura e rotação de culturas. Juntas essas práticas reduzem e eliminam o uso de fertilizantes importados e permitem que a individualidade agrícola se mova em direção ao equilíbrio e resiliência. A compostagem traz estrume animal, biomassa vegetal e solo para uma relação saudável e os transforma em uma fonte de força e vitalidade para o organismo. As plantas biodinâmicas são cultivadas em solo vivo, o que proporciona uma qualidade de saúde e nutrição impossível com fertilizantes químicos ou cultivo hidropônico. 

 

5 – O composto é aprimorado e estimulado com preparados biodinâmicos, formulados a partir de seis plantas medicinais: mil-folhas, camomila, urtiga, carvalho, dente de leão e valeriana. Cada uma dessas plantas é transformada por um processo único que a relaciona com o reino animal, a terra e o ciclo do ano. A combinação desses elementos aumenta suas qualidades curativas e as permite agregar forças, que são trazidas para o composto. Uma pequena quantidade de cada preparado é adicionada à pilha de composto logo após sua montagem. 

 

6 – A biodinâmica funciona em ritmo com a Terra e o Cosmo. Pessoas que praticam a agricultura biodinâmica observam os ritmos e ciclos da terra do sol, da lua, das estrelas e dos planetas, e procuram compreender as maneiras sutis como o meio ambiente e o cosmos influenciam o crescimento e o desenvolvimento de plantas e animais.  Os calendários biodinâmicos apoiam essa consciência e compreensão, fornecendo informações astronômicas detalhadas e indicações de épocas ideais para a semeadura, transplante, cultivo, colheita e uso dos preparados biodinâmicos. 

 

7 – Agricultores Biodinâmicos cultivam o estado de presença. Ao observar, sentir e ouvir a terra, desenvolvemos relacionamentos íntimos com o organismo agrícola ao qual pertencemos e expandimos nossas capacidades de percepção. A biodinâmica não é uma receita fixa: é preciso observar o que está acontecendo naquele momento e compreender qual a ação necessária para favorecer o equilíbrio de todos os seus elementos. Cultivar a atenção plena e a observação livre de conceitos fortalece nossa capacidade de trabalhar criativamente com a dinâmica local e da microrregião para trazer a vibração do organismo agrícola à plena expressão.

 

8 – Preparados biodinâmicos são aplicados para trazer cura, vitalidade e sensibilidade para a individualidade agrícola. O preparado chifre esterco melhora a vida no solo e a relação entre solo e plantas. É feito de esterco de vaca enterrado em um chifre de vaca durante os meses de inverno. O preparado chifre sílica aumenta a imunidade da planta, fortalece a fotossíntese, favorece o amadurecimento dos frutos. É preparado a partir de cristais de quartzo moídos enterrados em um chifre de vaca durante os meses de verão. O chá de cavalinha ajuda a prevenir doenças fúngicas e equilibra o elemento aquoso nas plantas e no solo. Estes preparados colocam as plantas em uma relação dinâmica com o solo, ar, calor e o cosmos para ajudá-las a se desenvolver de maneia saudável e equilibrada, acessar todo o espectro de nutrientes de que precisam e se tornarem mais resistentes às doenças e condições climáticas extremas.

 

9- A Agricultura Biodinâmica aborda pragas e doenças de maneira holística. Concentra-se em criar condições de saúde ideais para solo, plantas e animais, fornecendo a nutrição balanceada e fortalecendo a imunidade natural. Com o estabelecimento de sistemas biodiversos a autorregulação é favorecida, e não há espaço para pragas e doenças. Quando uma praga ou doença se manifesta, indica o desequilíbrio no organismo biodinâmico e pode ser vista inclusive como uma tentativa da natureza de reencontrar o equilíbrio. Em casos extremos pode ser usado o controle biológico, mas ainda assim mantem-se o foco no ajuste das práticas de manejo para promover a saúde do organismo.

 

10 – A Agricultura Biodinâmica preserva a integridade e diversidade das sementes: pessoas que praticam a agricultura biodinâmica preferem sementes naturais e orgânicas. Trabalham para gerar as sementes no próprio organismo biodinâmico, incorporando a seleção e preservação das sementes nas práticas de manejo de seus cultivos. As sementes próprias são adaptadas localmente e agregam com mais eficiência as influências terrestres e cósmicas aos frutos, raízes, flores e folhas que produzem, contribuindo para a saúde de quem os consome. 

 

11 – A biodinâmica contribui para a saúde social e econômica. Agricultores biodinâmicos são motivados pelo desejo de atender às necessidades reais das pessoas da terra, o que muitas vezes vai além do cultivo de alimentos. A maioria das iniciativas biodinâmicas busca incorporar abordagens de triplo resultado (sustentabilidade ecológica, social e econômica). A Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA foi iniciada por agricultores biodinâmicos e muitos profissionais biodinâmicos trabalham em parcerias criativas com outras organizações como escolas, instalações médicas e de bem estar, restaurantes e hotéis. 

 

12 – A Agricultura Biodinâmica oferece soluções regenerativas para o futuro. É uma forma consciente, participativa e responsável de cultivar e estar no mundo, que traz cura para o solo, para as plantas e animais, para as pessoas e o planeta. Cada organismo agrícola único e autossustentável contribui generosamente para a vitalidade ecológica, econômica, social e espiritual da comunidade em seu entorno e de toda a Terra. 

 

Fonte: “Biodynamic Principles and Practices, publicado na página da Biodynamic Association.

Compartilhe com seus amigos via:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Ramoci Leuchtenberger
Ramoci Leuchtenberger

Especialista em Pedagogias Inclusivas e Integradas (ProVeritas) e Agricultura Biodinâmica (ELO)

Outros artigos da autora

Artigos populares

Conheça nossos projetos

Comece o ano com saúde

Precisa de ajuda